segunda-feira, 24 de maio de 2010

BISFENOL-A: Contaminação da água pelo plástico

Bisfenol-A(BPA): Pesquisadores do Maranhão analisam contaminação da água pelo plástico


admin

bisfenol-A, contaminação

Um grupo de cientistas do Instituto Federal do Maranhão estuda há quatro anos a contaminação da água por uma substância chamada Bisfenol-A (BPA) – composto químico utilizado na fabricação de plástico. Os pesquisadores analisaram a água mineral condicionada em garrafas plásticas, o sistema de distribuição de água de São Luís e a água dos rios Anil e Bacanga.

A água mineral engarrafada em recipientes plásticos apresentou o maior índice de contaminação. De acordo com a professora Natilene Brito, o Bisfenol-A pode provocar sérios danos à saúde humana, uma vez que afeta, sobretudo, o sistema endócrino do organismo. Dentre os principais malefícios, estão os cânceres de próstata e de mama, atrofia do genital masculino, infertilidade, anencefalia (ausência de cérebro em recém-nascidos), entre outros problemas.

[Por Maristela Simonin, do MAMAblog] Os plásticos estão entre os produtos mais populares que conhecemos. Dia desses fiquei imaginando se ainda seria possível um mundo sem plásticos. Concluí que não, pois eles nos cercam, estão em toda parte. Tirante o fato de que é possível trocar alguns hábitos por outros mais ecológicos, só há uma coisa positiva que podemos fazer em relação a eles: seguir o exemplo de milhares de consumidores em outros países e pressionar nossos parlamentares, governantes e empresários a banir deles algumas substâncias que são perigosas para a nossa saúde e a saúde do planeta.


Três tipos de plástico vêm sendo particularmente incriminados: o PVC, o poliestireno e o policarbonato. É que eles, principalmente quando são aquecidos ou colocados sob pressão, liberam substâncias danosas, como o ftalato, o estireno e o bisfenol A, mais conhecido pela sigla em inglês BPA (BFA em português). Partículas minúsculas dessas substâncias contaminam o meio ambiente e podem penetrar no nosso corpo através do que comemos, bebemos, usamos, e do ar que respiramos.

Garrafas de plástico, quando aquecidas com água fervente, liberam químicos tóxicos bisfenol A (BPA), a uma taxa 55 vezes superior do que quando preenchidas com água temperatura em ambiente. É o que afirma um estudo realizado por pesquisadores da University of Cincinnati College of Medicine e publicado na revista Toxicology Letters. Por Henrique Cortez*, do EcoDebate.
http://www.nytimes.com/2010/01/16/health/16plastic.html
http://www.ecodebate.com.br/tag/bisfenol-a/

Nenhum comentário: